Você sabe como funciona o Reembolso Médico comum?
E o Reembolso Médico orientado?
Vou te contar neste artigo a diferença entre os dois modelos de reembolso dos planos de saúde.
Bom, se você conhece um pouco sobre reembolso médico você sabe que o que assusta neste processo é toda burocracia que envolve este processo.
Além, claro, da atenção nos detalhes mais importantes da documentação enviada para a solicitação de prévia, para não haver uma resposta negativa, nem antes do procedimento e nem após, na solicitação efetiva de reembolso.
O que torna o reembolso médico um grande desafio para as clinicas e médicos que querem trabalhar com este grande facilitador para o aumento de faturamento da sua clinica.
Vamos conhecer melhor cada um!
Reembolso Médico Comum
Por incrível que pareça, grande parte dos beneficiários de planos de saúde e convênios não sabe que possuem o direito de usar o reembolso médico e nem sabem como funciona.
O Reembolso Médico é um direito constitucional do paciente beneficiário de plano de saúde, desde que conste em contrato com a seguradora, que opta em passar com um médico especialista de sua escolha e confiança, e este profissional não é credenciado ao plano de saúde para o recebimento direto.
Neste caso, o paciente passa com o médico de sua escolha, paga o procedimento de forma particular (podendo ser consultas, exames, cirurgias e etc), e após a realização do procedimento o paciente solicita ao convênio o reembolso do valor gasto no procedimento realizado.
Por se tratar de um processo muito burocrático e demorado, os pacientes normalmente optam por escolher as indicações do convênio, e acabam por seguir seus tratamentos aonde não querem ou com profissionais que não foram escolhidos pela confiança e bem estar do próprio paciente.
Ainda sim, o reembolso médico é um direito do beneficiário, e pode ser solicitado sempre após a execução do procedimento com a devida documentação.
Reembolso Médico Orientado
Agora que já ficou entendido como funciona o Reembolso Médico, vamos entender como funciona o Reembolso Médico orientado.
Como eu disse anteriormente, o reembolso médico deve ser solicitado sempre após a conclusão do procedimento, mas é possível facilitar este processo para o paciente e para a clinica.
O Reembolso Médico orientado consiste em acompanhar toda a parte burocrática junto com o paciente, antes mesmo que ele realize seu procedimento, principalmente em casos cirúrgicos.
Havendo um acompanhamento mais próximo, o paciente se sente confiante para realizar o reembolso junto ao convênio, pois como especialistas podemos garantir que o reembolso será realizado.
Uma das maiores questões para o reembolso médico é o paciente acreditar que o convênio não pagará pelo procedimento após a realização do procedimento, e isso não é verdade e precisa ser desmistificado.
Quando há uma orientação correta e é estabelecida confiança entre clínica e o paciente, não temos surpresas negativas.
Te mostrei neste artigo a diferença entre o Reembolso Médico e o Reembolso Médico Orientado, e ainda tenho um ponto chave para te contar: Com o Reembolso Médico Orientado é possível conseguir mais pacientes devido a comodidade de trabalhar com vários planos de saúde, e trabalhando o processo como algo facilitador para o paciente e para a clinica, todos ganham!
Espero que este conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor sobre reembolso médico e reembolso médico orientado.
Deixe sua dúvida nos comentários que responderemos com satisfação!